Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Plantas Medicinais: Agrião

Agrião - Nasturtium officinale  

Nome Cientifico: Agrião - Nasturtium officinale

Nome Popular: Agrião-da-Água, Agrião-Comum, Agrião-Verdadeiro, Pimenta-da-Água. Antigamente, o Agrião de nome popular era conhecido pelos nomes de espécie Rorippa nasturtium-aquaticum e Rorippa microphylla. Pertence a família Brassicaceae.

Propriedades:
Depurativo, descongestionante, digestivo e diurético  combate o reumatismo e funciona como antidoto aos efeitos tóxicos da nicotina. O suco adoçado com mel, dar um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de doenças catarrais. É indicado  em saladas, para quem sofre de diabetes e acido úrico.

Propriedades Nutricionais
O Agrião é composto de glucosídeo, gluconasturtina, óleo essencial (isotiocianato de etilo), betacaroteno, vitamina C, iodo, ferro, manganês, zinco, enxofre, germânio, flúor e cálcio.

Indicações:
Tanto como depurativo e diurético como contra Bronquites, beber pela manhã, em jejum, uma infusão a frio (uma colherada de folhas e flores frescas em uma xícara de água fria durante uma noite e filtrar)

Contra-indicações/cuidados: mulheres no início da gestação. O agrião que cresce junto a águas paradas, pode transmitir tifo. 

Efeitos colaterais: pode causar irritações no estômago e nas vias urinárias de gestantes e em grandes quantidades pode provocar aborto.

Algumas Formas de Usar: 
 compressas: manchas, sardas, acnes, descongestionar a pele; 
 cremes, loções e    
 compressas: frieiras nos pés, feridas, abscessos; 
 cataplasma: cicatrização, eczemas, úlceras escorbúticas, escrofulosas etc.; 
 decocção (único caso) de colherada de folhas frescas em uma xícara de água. 
 Ferver, por três minutos, em fogo moderado, filtrar após dez minutos. Adicionar suco  de limão, laranja ou tomate fresco. 
- Beber em duas vezes, durante o dia: bronquite, depurativo, diurético; 
folhas e talos frescos em saladas: afecções dos brônquios, anemia, bócio, diabetes, digestivo, elimina o excesso de ácido úrico, escorbuto; 
- Infusão a frio de uma colher bem cheia de folhas e flores frescas em uma xícara de água. Deixar toda a noite. Espremer bem o agrião e filtrar. Beber a infusão pela manhã, em jejum; 
- Infusão, extratos ou tintura: bronquite, febre, escrofulose, raquitismo, hidropisia, icterícia, cistite, colites, problemas do fígado, anúria, tosses catarrais, tuberculose pulmonar, uremia, bócio; 
- Loção de 50g de suco de agrião e 10g de essência de amêndoas amargas: pele avermelhada devido ao vento ou ao sol; 
- Mastigar algumas folhas de agrião por dia, para ativar a salivação e reforçar as gengivas. 
- Suco com mel ou suco de abacaxi: bronquite, tosse, catarros, tuberculose pulmonar, eliminar os efeitos do fumo nos pulmões; 
- suco puro, meio copo todos os dias: bronquite crônica; 
- suco: esmagar em um pilão uma grande porção de folhas e talo frescos, colocar em um pano limpo, torcer e extrair todo o uso. Filtrar e consumir 40g por dia: escorbuto, febre persistente, icterícia; 
- Sopa (caldo verde), junto com outras ervas (tais como rúcula e couve); 
- Xampus, máscaras, condicionadores: cabelos;
- Xarope de 250 gramas de agrião, uma clara de ovo e 350 gramas de açúcar.

Usos Tradicionais: acne, anemia, asma, bronquites, câncer, congestão linfática, dermatite, diabetes, dor de cabeça, eczema, flatulência (gases intestinais), gota, inchaço glandular, muco, sardas, tuberculose.

O Agrião é usado como um tônico capilar para estimular o crescimento dos cabelos. Tradicionalmente, o suco é aplicado para esfolar e clarear acnes, eczema e sardas. É feito cataplasma para inchaços glandulares e linfáticas.

Propriedades Medicinais: afrodisíaco, anti-séptico, antiescorbutico, aperitivo, diurético, estimulante metabólico, expectorante, febrífugo, hipoglicêmico, laxativo, nutritivo, purgante, tônico estomacal.

Na Alimentação
Na culinária, as folhas são muito usadas em saladas, sanduíches, refogados, frituras e como uma guarnição. É possível fazer uma sopa de Agrião. Mas antes deve-se lavar o Agrião muito bem,

Fontes Pesquisadas:
https://www.google.com.br/search?grião+nasturtium+officinale+como+medicina+ alternativa&bav

Plantas Medicinais: Sálvia

  Sálvia Officinalis 

O nome latino para a salva, salvia, significa "curar". Apesar da eficácia da salva-comum ser discutível, tem sido recomendada ao longo do tempo para quase todas as enfermidades.

É uma planta pequena, um arbusto que chega, no máximo, a meio metro de altura. Possui muitos ramos e flores azuis. Suas propriedades medicinais, no entanto, residem nas suas folhas, que contém um óleo aromático, além de resinas e bálsamos.

A Salvia officinalis é usada desde tempos antigos para afastar o mal, para tratar mordeduras de cobra, aumentar a fertilidade feminina, e mais. Provavelmente foi introduzida na Europa a partir do Egito pelos romanos, como planta medicinal.

Nome Cientifico: Sálva officinalis

Nome Popular: salva, salva-das-boticas, salva - comum, salva - rubra
Para quem não sabe, a Salvia Officinalis é uma erva que tem folhas verdes-prateadas, aveludadas e levemente acinzentadas.

Propriedades: É diurético, digestiva, excitante, tônica, sudorifica, carminativa, antiespasmódica, adstringente, desinfetante, expectorante, antirreumática e estimulante cardíaca e do sistema nervoso.

Indicações: Para auxiliar no tratamento do Diabético, Beber depois das refeições um calicezinho de vinho (100 g de folhas fervidas em um litro de vinho branco de excelente qualidade, por dois minutos; filtrar 1/2 hora depois).

Como estimulante cardíaco: Beber quatro calicezinhos por dia de infusão.

Como Fazer:  2 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber. 

É uma importante fonte de vitamina A, ferro, cálcio e potássio.  Sendo assim podemos utilizar também como alimentação alternativa na salada, onde tem também um aroma muito agradável.

Outros benefícios

Úlceras e inflamaçõesÓleos contendo sábio tem propriedades adstringentes e anti-séptico, assim, ele é usado para tratar feridas e dores e dores de garganta. Para curar a dor de garganta, faça um gargarejo. Pegue um punhado de sálvia, golpeie até esmagar bem, e misture num copo de água.

Memória
Foi recentemente descoberto que a sálvia pode melhorar os processos mnemônicos do sistema nervoso. Pessoas com problemas de memória devem consumir esta erva.

Anticorrosivo
Sabe-se que esta planta possui propriedades antioxidantes, protegendo assim as células contra a oxidação e, portanto, evita a formação de tumores e cancro.

Menopausa
É muito benéfico para as mulheres na menopausa, que reduz a transpiração em excesso. Basta levar cada dia com uma xícara de chá de sálvia. O chá quente de sálvia também combate o sarampo, a angina e a tuberculose. É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.

Menstruação
A sálvia ajuda a regular a menstruação e favorece todos os processos ginecológicos. Por isso, é bom que todas as mulheres férteis tomam regularmente uma infusão da planta. Uma compressa de sálvia, feita com água morna, alivia a cefaléia, cólicas, flatulência e desconforto intestinal, sendo que também alivia coceira provocada por picadas de insetos.


Sistema nervosoAparentemente, a sálvia também tem a propriedade de melhorar o funcionamento do sistema nervoso em que reduz a ansiedade e alivia o stress e depressão. A sálvia, para o sistema nervoso, deve ser ingerida como extrato. Acalma a ansiedade e as preocupações, e estimula o sistema nervoso central, provocando um impacto benéfico.

Caspa
Misture uma colher de extrato de sálvia e uma colher de henna para livrar-se das caspas, sendo que essa loção também combate o envelhecimento do cabelo.

Feridas
Outro benefício desta maravilhosa erva é que ele pode ser usado para o tratamento de feridas e lesões. Compressas prepará-la de pé sobre a área de feridos. Para curar úlceras, ou feridas na pele, passe concentrado de sálvia no local.

Sinusite
Também cura desordens no pulmão, e a sinusite. Para essas condições, esmague o equivalente a uma mão cheia de folhas frescas, coloque para ferver em um litro de água, e faça a inalação do vapor.

Gengivite
Esfregar folhas secas de sálvia nas gengivas é eficaz para o tratamento de gengivite, e para a limpeza dos dentes.

Para Mudar as Energias do Ambiente
Para limpar o ambiente de energias negativas, queime folhas secas de sálvia. Conforme o conceito da prática Ayurveda, a crença é de que esse incenso natural forma uma áurea positiva contra o negativismo e contra os micróbios também.
Mas se quer mesmo é limpar o corpo, um chá bem concentrado de sálvia expulsa as impurezas do organismo, através da transpiração, e limpa as secreções da garganta, oriundas de tosse ou gripe.
Sem dúvida que a sálvia tem várias propriedades medicinais, que nos permitem usar, não só para preparar deliciosos pratos, mas também para cuidar da nossa saúde.

Fontes Pesquisadas
http://saude-alternativa.blogspot.com.br/2012/11/propriedades-medicinais-de-salvia.html
http://saude.hsw.uol.com.br/aromaterapia-salvia-esclareia.htm
http://www.outramedicina.com/699/o-poder-da-salvia-no-combate-a-doencas