Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Urtiga

  
Urtiga (Urtica dioica L.)


Também conhecida como urtiga-vermelha; urtigão; urtiga-mansa e urtiga-maior


Ela é usada em quase todo o  mundo com propriedades: anti-reumáticas, anti-séptica, bactericida, adstringente, como diurético-depurativo, estimulante circulatório, anti-anêmico, emanagogo, afrodisíaco, hemostático, hipoglicêmico, hipotensivo, estomáquico, vasodilatador e vermifugo.


O chá de suas folhas e ramos é usado para estancar sangramentos.


O consumo das folhas é indicado para dieta alimentar destinada a perda de peso.


Esta planta, tem sido uma alternativa natural e segura ao tratamento da rinite alérgica crônica.


Suas raízes são recomendadas como diuréticos poderoso e , recentemente, foi comprovado sua eficácia nos casos de desenvolvimento da próstata (hiperplasia benigna), problema comum em homens com mais de 50 anos que causa dificuldade para urinar.


Este efeito foi também documentado pelo mesmo autor em outro trabalho com ratos, usando-s altas doses do extrato de suas raízes em mistura com pó dos frutos da palmeira Sabal palmetto mostrou uma inibição dos metabólicos da testosterona e estrogênio, provando ser um tratamento eficaz desse mal.


Os principais constituintes ativos encontrados nesta planta são escopoletina, esteróis, ácido oleanóico, isolectinas, e polissacarídeos neutros e ácidos.

4 comentários:

  1. Como fazer a medicação desta planta para rinite alérgica crônica e como usar? minha mãe e mais três irmãos são acometidos de rinite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Jabes!

      Você faz o chá e quando quente coloca em uma bacia, coloca um pano na cabeça cobrindo todo o rosto para ficar abafado respirando aquele calor.
      Depois nos conte aqui no Blog os resultados.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  2. Folha de algodão,Vassourinha de botao e folha de terramicina para infeção urinaria. sera que pode ocorrer algo com idosos 82 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luizinho!

      Não temos nenhum registro de algo prejudicial, até porque é diurético !
      Espero ter ajudado

      Excluir