Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Maracujá

  


MARACUJÁ (Passiflora edulis Sims)

Os frutos são usados na preparação de bebida refrescantes ou em bebidas feitas com cachaça ou vodka e açúcar.

A literatura etnofarmacologica registra o uso das folhas, dos diversos maracujás, na forma de chá, como um calmante e suave indutor do sono.

Os estudos com o maracujá, foi em função da larga escala de cultivo no Brasil.

Os estudos mais antigo comprovam o harmano-alcalóide também conhecida pelo nome de passiflorina, como seu principio ativo.

Na analise fitoquímica é a cardio espermina, um glicosídio cianogênico considerado inócuo quanto ao efeito sedante, porém que se transforma em acido cianídrico toxico por hidrolise, o que torna recomendável fervura demorada do chá para elimina-lo e evitar doses altas e, o tratamento repetido por longos períodos.

Novos estudos feito com outra especie de Passiflora citam a crisina, um flavonoide ativo com propriedades tranquilizantes e miorrelaxante, semelhantes aos benzodiazepínicos, como seu principio.

Em outro estudo, foram identificados novos flavonoides livres e glicosilados, inclusive a isovitexina, cuja maior concentração ocorre logo antes do aparecimento das primeiras flores, mas sua eficacia e segurança ainda requerem comprovação cientifica.

Enquanto isso não acontece, sua utilização na forma de chá contra nervosismo e insonia, foi referendada pela comissão Alemã de validação de plantas medicinais e continua sendo feita com base na tradição popular em vários países do mundo ocidental.

O chá utilizado é do tipo cozimento (decocto) e para prepará-lo, poe-se a ferver em recipientes descoberto 3-4 folhas frescas (10g) bem picadas ou 3-5 g de pó de folhas dessecadas em água suficiente para uma xícara à noite para induzir o sono ou 2 a 3 xícaras ao dia como tranquilizantes, por período nunca superiores a uma semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário