Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Maracujá do Mato

   

Maracujá (Passiflora incarnata L.) 

Conhecido como Flor-da-paixão, maracujá, maracujá-guaçu, maracujá-sylvestre, passiflora e maracujá-do-mato.

É empregado na medicina popular na forma de chá feito com as folhas ou na forma de refresco preparado com a parte suculenta do fruto, sendo neste caso mais comum o uso Passiflora edulis Sims, cujo aproveitamento industrial tem como subproduto o óleo extraído da semente.

Existe relatos do seu uso desde os Índios Asteca e no Brasil pelos Espanhóis, na espoca da colonização, como sedativo, calmante, antiespasmódicas e tônico dos nervos, feito por medico espanhol em 1569, sobre o uso do  seu chá por indígenas no Peru.

Estudos químicos iniciais revelaram como constituintes importantes o alcaloide harmano, também conhecido como passiflorina, bem como os glicosídios cianogênicos, cianocardina, tetrafilina e ginocandina.

O maracujá-do-Mato foi detectada até 2,5% de flavonoide, em particular, as C-glicosil-flavonas derivadas da iso-vitexina, schafotosina, iso-orientina, vicenina e lucenina, especialmente se as plantas forem frequentemente podadas.

A preparação do chá sedativo deve ser feito fervendo-se bem, as folhas em recipientes descoberto, para eliminar o excesso de acido cianídrico liberado pelos glicídeos cianogênicos.

Como preparar: poe-se para ferver 6-10 g de folhas frescas ou 3-5 g de folhas secas em água suficiente para uma xícara das de chá, que deve ser bebida, de preferencia á noite, para induzir o sono. 

pode-se beber o chá preparado da mesma maneira na dose de duas a três xícaras ao dia, como tranquilizante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário