Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Malvarisco

  

Alguns nomes populares: Malvarisco; Malva-branca; Douradinha; Douradinha-do-campo; Valva-veludo e outros, mas o nome cientifico é Waltheria (indica) douradinha A. St. - Hill


Esta planta é amplamente utilizada na medicina caseira em varias partes do país, pois é considerada estimulante, emética, suforífica e diurética.

É também indicada para controle de disenteria, catarro-brônquico, afecções dos pulmões, blenorragia e cistite (inflamação da bexiga).

A tintura da casca é utilizada no sul do país como tônico cardíaco e a casca dos ramos e folhas são consideradas diuréticas e hipotensoras.

Atua de maneira muito eficaz contra afecção pulmonares, tosse e bronquite na forma de infusão de suas folhas, preparadas pela adição de 1 litro de água fervente, em 20 gramas deste material picado, ingerindo-se 4 - 5 xícaras de chá por dia.

É também considerada depurativo enérgico e emoliente, sendo empregada nas doenças sifilíticas, bem como para amolecer tumores e debelar úlceras crônicas em aplicações externas.

Estudos farmacológicos comprovaram as ações: hipotensora, cardiotônica e diurética dos alcaloides, taninos e saponinas encontradas na casca das hastes e folhas.

Da casca dos ramos foram isoladas alcaloides ciclopeptídicos.

A espécie afim  Waltheria communis é rica em óleo etéreo e mucilagem, funcionando como estimulante, sudorifica, emética, diurética e antidisentérica, sendo indicada especialmente no tratamento da cistite e blenorragia. 

Já a espécie Waltheria indica na forma de decocto ou infusão da planta inteira é utilizada como anti-sifilítica e na forma de compressão para tratamento de feridas.

Um comentário: