Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Limão

  


Limão (citrus  limon (L) Burm. f.)

E uma das especie amplamente cultivada para a produção de frutos e muito utilizada na cozinha e farmácia caseira e para diversos fins industriais.

Os frutos e, ás vezes, as folhas são empregadas na medicina tradicional em todo o país, mas apesar de seu extenso emprego, a eficácia e a segurança de suas preparações ainda não foram comprovadas cientificamente.

São atribuídas ao limão, especialmente a seu suco, as propriedades:
- Diuréticas;
- Anti-reumáticas;
- Anti-desintérica;
- Adstringente e fibrifuga.

É usada contra a acidez estomacal, ácido úrico, varizes, hemorroidas, pedra nos rins, congestão dos brônquios, eczema, dor de garganta, picada de insetos e gripe.

Contra o ácido úrico e gota é indicado a ingestão do seu suco diluído em água durante 10 dias seguidos.

Para tosse e afecções febris provenientes de gripes e resfriados é muito popular o seu chá, preparado adicionando-se água fervente a uma metade do fruto numa xícara das médias, que deve ser, em seguida espremido e tomado de uma vez, ainda bem quente, junto com um comprimido de aspirina.

A literatura etnofarmacológica recomenda, também o chá de suas folhas preparadas, juntando-se água fervente a uma xícara das médias, contendo uma colher das de sobremesa de folhas picadas mais uma de pedacinhos de casca do fruto, para ser bebido na dose de uma xícara á noite.

Para melhorar a circulação sanguínea (contra a microvarizes), como digestivo e para problemas estomacais é indicado o seu chá, preparado por cozimento durante três minutos de uma colher das de sobremesa da casca do fruto e uma da parte branca da casca (ambas picada), em água suficiente para dar uma xícara das de chá, para ser tomada na dose de uma xícara 2-3 vezes ao dia.

Para uso interno, outra receita popular muito comum no nordeste do Brasil é chamada "cura pelo limão" usada para os casos de recaídas frequentes de gripes e resfriados .

Neste tratamento a pessoa deve beber durante nove dias seguidos doses progressivas de suco de limão, começando com um limão, no dia seguinte, dois limões e assim por diante até completar nove limões, quando começa a diminuir para oito, sete, até chegar, ao suco de um limão, no último dia.

Outra receita contra acne, espinhas e furúnculos que sempre voltam, é ingerir uma semente de limão partida, todos os dias, em jejum, durante sete dias.

Em uso externo o suco tem sido indicado contra aftas, feridas, eczemas, pele seca e sem brilho, na dose de uma colher das de chá de seu suco em mistura com 2 colheres das de sopa de mel de abelhas, aplicada na forma de lavagem, diretamente sobre a  parte afetada, durante 20 minutos todas as noites antes de dormir.

Na sua composição química são citados para o suco: - Os ácidos orgânicos cítricos e málico e, vitamina C;

Para a casca do fruto: - Os bioflavonoides hesperidina e sua dehidrochalcona, rutina, nebiletina de ação inflamatória e protetora dos capilares sanguíneos, além de pectina e óleo essencial rico em limoneno, linalol, citral e, furocumarinas.

Deve se ter especial cuidado de lavar as mãos com água e sabão e não se expor ao sol, depois de ter entrado em contato com o sumo da casca, especialmente o óleo essencial dos vários tipos de limão, por causa do risco de surgirem inchaço, manchas escuras e até queimaduras provocados pela ação das substâncias fotossensibilizantes furocumarinas.






;

Nenhum comentário:

Postar um comentário