Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Cenoura

  


Cenoura (Daucus carota L.)


Conhecida também como Cenoura-brava, cenoura-selvagem.


A variedade selvagem normalmente tem a raízes (tuberosa) menores e s de cores mais claras.


Sua raiz é muito rica em beta-caroteno, substancia de cor vermelha, que se transforma em vitaminas A depois de ingerida, sendo por isso, alimento muito nutritivo e com propriedades medicinais.


Os antigos gregos e romanos já a consideravam como carminativa, emenagogo e eficaz contra icterícia.


Todas as partes da planta são empregadas atualmente na medicina tradicional, acreditando-se que as formas selvagens são mais eficazes, principalmente como diurético poderoso, remineralizante e hipoglicemiante.


É empregada também, contra cistite, cálculos renais, gota, edema, indigestão flatulenta e problemas menstruais, bem como anti-séptica, vermífuga, digestiva, refrescante e tônico dos nervos.


Contra flatulência (acumulo de gases no tubo digestivo) tem sido recomendado o suco de sua rais (tuberosa) antes das principais refeições.


Como diurético, recomenda-se a ingestão de seu chá por decocção na base de 1 xícara após o desjejum e das principais refeições, preparado, fervendo-se por 5 minutos uma raiz picada em 1/2 litro de água.


Também empregada em uso externo contra afecções cutânea (dermatites, inclusive fotodermatites, eczemas, úlceras, fissuras e feridas) e queimaduras, na forma de cataplasma aplicada sobre a área afetada e preparada com 1 raiz ralada e 2 colheres de folhas frescas e picadas.


Como fornecedora de vitamina A para o organismo, ela tem um efeito especial na melhoria da acuidade visual.


Na sua composição são encontrados além do beta-caroteno, as formas alfa e zeta deste pigmento, além de licopeno, ácidos orgânicos, lecitina, glutamina, asparagina, pectina, sacarose, glicose, albumina, vitaminas, sais minerais e óleo essencial ativo contra vermes intestinais, especialmente os oxiúros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário