Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Carambola


  

Carambola (Averrhoa carambola L.)


Suas folhas e frutos são empregados na medicina caseira em varias regiões do país, sendo considerada: excitante do apetite, anti-disentérica, anti-escorbútica e febrífuga.

E recomendado o consumo de seus frutos para regimes de emagrecimento e o seu suco misturado com laranja como refrescante intestinal, porém faz restrição de seu uso para pessoas portadoras de sensibilidade ao ácido oxálico e com enfermidades renais.

Recomenda-se o chá de suas folhas para pessoas diabéticas, preparado adicionando-se água fervente em uma xícara(chá) contendo 1 colher (sopa) de folhas picadas frescas, na dose de uma xícara (chá) antes das refeições.

Para afecções da pele (erupções, pruridos intensos, eczemas e vermelhidão) e contra picadas de insetos, é recomendado o seu uso externo na forma de cataplasma, preparada amassando-se em pilão uma colher (sopa) de folhas frescas picadas  e aplicada sobre a área afetada duas a três vezes ao dia e deixando agir por um período de 15 minutos.

Na composição destaca-se a presença nas folhas, de alcalóides, saponinas, taninos, glicosídeos, ácido oxálico, ácidos orgânicos e vitaminas C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário