Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Cacau

  


Cacau (Theobroma cacao L.)

Da sua polpa fresca prepara-se suco e o sorvete e a partir da semente obtém-se o cacau-produto comercial utilizado opara a fabricação do chocolate através de uma fabricação do chocolate atrvés de uma sequencia de etapas que começa pela fermentação espontanea das sementes livres de parte da polpa que, seguida de secagem e leve tostação, desenvolvem o aroma e a cor caracteristicos.

As sementes são usadas, principalmente na produção do chocolate, que é constituido de uma mistura de gordura de cacau com açúcar, aromatizantes, leite e outros consatituintes, sendo usado como alimento energético em sobremesas e, como bebida quente,paradar maior resistência ao frio.

As primeiras evidências do consumo de cacau datam de milhares de anos.

Cristovão Colombo descobriu o cacau em sua viagem ao continente Americano em 1492 e levou amostras do mesmo para europa.

Sua popularidade, contudo, só se iniciou anos mais tarde quando Cortes - navegador espanhol, o descobriu entre os Astecas no México e o levou á Europa.

Os espanhóis melhoraram sua receita adicionando açúcar e cozimento para melhorar o sabor.

Seu consumo, nessa época, era privilégio apenas das pessoas ricas

Somente em 1828 com o advento da "prensa de cacau" que permitiu a extração da "manteiga-de-cacau" de suas sementes, iniciou-se a produção de "chocolate sólido" como conhecemos hoje.

Os resultados das analises fitoquímicas e bromatológicas registraram para as sementes preparadas, além de 50 a 57 de gordura, 1-3 % de teobromina e menos de 1% decaféina, esteróis, subtâncias protéicas, vitaminas do grupo B, açúcares, traços de vitamina D, aminas, epicatequina, flavonóides e procianidinas que oxidadas dão a sua cor caracteristica.

A gordura,conhecida como manteiga de cacau, é constituida principalmente dos glicerídeos dos ácidos esteáricos, palmiticos, miristico, oleico e linoleico.

Por su apropriedade emoliente é usado para proteger as mãos, lábios, mamilo e na fabricação de batons e supositórios.

Suas propriedades farmacológicas são devidas a teobromina e compreendem uma ação diurética e está presente, porém, em teores mais baixos, em outras plantas brasileiras como Ilex paraguariensis cujas folhas servem para preparar o chá mate, e Paullinia cupana, o guaraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário