Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Babosa

  
Babosa (Aloe vera L.)

É uma planta que se tem conhecimento, que é de uso mais antigo.

O sumo mucilaginoso de suas atividade fortemente cicatrizante que é devida ao polissacarídio e uma boa ação antimicrobiana sobre bactérias e fungos, resultante do complexo fitoterápico formado pelo aloeferon e as antraquinonas.

É indicada como cicatrizante nos casos:
De queimaduras e ferimentos superficiais da pele, pela aplicação local do sumo fresco, diretamente ou cortando-se uma folha, depois de bem limpa de modo a deixar o gel exposto para servir como um delicado pincel.

No caso de hemorroidas inflamadas, são usados pedaços cortados de maneira apropriada, como supositórios.

Estes pedaços podem ser facilmente preparados com auxilio de um aplicador vaginal ou de uma seringa descartável cortada.

Nas contusões, entorses e dores reumáticas:
Emprega-se a alcoolatura preparada pela mistura de pequenos pedaços das folhas (50g) com meio litro de uma mistura de álcool e água e passada através de um pano.

Esta mistura pode ser aplicada na forma de compressas e massagens nas partes doloridas.

Os compostos antraquinônicos são tóxicos quando ingeridos em dose alta.

Assim lambedores, xaropes e outros remédios preparados com esta planta, podem causar grave crise de nefrite aguda quando tomados em doses mais altas que as recomendadas, provocando, especialmente em crianças, intensa retenção de água no corpo que pode ser fatal.

Além do uso tradicional descrito, a mucilagem obtida das folhas cortadas e deixadas escoar por 1 a 2 dias, encontra duas aplicações: ou é aproveitada pela industria de cosméticos, ou é posta a secar ao sol ou ao fogo até perda quase total da água afim de formar a resina (aloés) que é a forma mais usada pela industria farmacêutica de fitoterápicos, de propriedade laxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário