Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Arruda

  
Arruda (Ruta graveolens L )

Conhecida também como arruda-fedorenta, ruta-de-cheiro-forte, arruda-aromática, arruda-dos-jardins, arruda-do-povo, ruda, ruta-dos-jardins, ruta-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-macho, arruda-fêmea, erva-arruda.

Desde a antiguidade a arruda é usada como planta mágica na proteção humana, especialmente crianças, contra o mau-olhado, defesa contra doenças e para realização de sonhos e desejos.

Ainda hoje, muitas famílias brasileiras mantém viva esta antiga cresça e levam suas crianças para rezadeiras e benzedeiras a fim de serem tratadas com rezas e respingos com um ramalhete de arruda, para cura do quebranto. "doença" que acreditam ser causada pelo mau-olhado.

Toda planta desprende forte cheiro fétido e ativo, devido ao óleo essencial que encerra, de cor amarela-esverdeado, de sabor amargo e muito espesso.

A literatura etnofarmacológica cita o seu uso na medicina popular na forma de chá como medicação caseira no tratamento de desordens menstruais, inflamações na pele, dor de ouvido, dor de dente, febre, câimbras, doenças do figado, verminose e como abortivo.

Seu estudo fitoquímico indicou a presença nas folhas de óleo essencial rico em metilcetonas, acompanhadas de quantidades menores de outros componentes e, nas raízes um óleo essencial de composição diferente da encontrada nas folhas.

Entre os constituintes fixos foram identificados vários glicosídeos flavônicos nas flores, enquanto nas folhas predomina a rutina e derivados cumarínicos, entre os quais estão o bergapteno, a xantotoxina e o psoraleno que são substâncias foto-sensibilizantes, além de saponina do ácido oleanólico, um heterosídio antociânico, uma lignana e vários alcaloides.

Segundo os resultados de ensaios farmacológicos, esta planta tem atividade anti-helmíntica, febrífuga, emenagoga e abortiva, que foi comprovada experimentalmente pela administração do extrato alcoólico das folhas e ratas prenhes.

Pelo menos duas de suas preparações caseiras são aceitas pela medicina oficial, o chá e o sumo obtido por expressão das folhas.

O chá por infusão para o tratamento caseiro das menstruação atrasada é preparado adicionando-se água fervente a uma xícara das de chá contendo uma colher das de café das folhas picadas e usado na dose de duas xícara por dia.

O sumo é empregado para aliviar dor de ouvido, colocando-se duas a três gotas no ouvido doente.

O emprego desta planta, tanto por via oral como por via tópica, deve se revestir de bastante cuidado, por causa de suas ações tóxicas sobre o útero, provocando hemorragia e, sobre a pele, que sensibilizada pelas furanocumarias pode sofrer severas queimaduras quando expostas ao sol.

Para resolver o problema momentaneamente, é possível recorrer à infusão com folhas de arruda. Basta aplicar a mistura sobre a pele quando ocorrer a cãibra. 

Veja como preparar o medicamento.
Arruda
Arruda para cãibras

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de folhas de arruda
  • 1 garrafa de cachaça

Modo de Preparo:

Em um recipiente de vidro, coloque as folhas de arruda e cubra com a aguardente. Depois tampe o vidro e deixe as folhas “curtirem” no álcool por pelo menos 7 dias.

Posologia

Quando sentir a cãibra, basta aplicar o medicamento no local. Pegue um pedaço de algodão, molhe com a infusão e passe na pele, fazendo movimentos circulares até aliviar a dor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário