Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Algodão

  


Algodão (Gossypium hirsutum L.)

São usados como medicinais as folhas, cascas da raiz e as sementes.

Embora a eficacia e a segurança do uso desta planta não tenha sido, ainda, comprovadas cientificamente, sua utilização vem sendo feito com base na tradição popular em quase todos os países onde ocorre.

No Brasil, a literatura entofarmacológica refere seu uso na forma de chá, preparado com folhas, da maneira habitual, como medicação caseira para tratamento de disenteria e hemorragia uterina, cita também emprego local das folhas machucadas como cicatrizantes, do chá da raiz para os casos de falta de memoria, amenorreia, distúrbio da menopausa e impotência sexual, das flores e frutos ainda verde, em casos de micoses como frieiras, pano brancos e pretos e impingens, friccionados localmente.

O óleo extraído das sementes, além de seu largo uso em culinária e na industria de sabão, é empregado como purgativo, vermifugo para lombrigas (ascaricida) e localmente, como emoliente e para combater piolhos da cabeça e do corpo.

A analise fitoquímica dos botões florais registra a presença de óleo essencial contendo compostos carbonílicos  hidrocarbonetos, alcoóis e indol, registra também resinas esteróis, triterpenoides, açúcares, ácidos graxos e aminoácidos na casca da raiz.

Os constituintes mais importantes do algodoeiro são o gossipol e seus derivados, substancias toxicas para animais não ruminantes que está presente na semente e ou quantidade na casca da raiz.

Na china ele é usado como anticoncepcional masculino como


Nenhum comentário:

Postar um comentário