Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Plantas Medicinais - Açafrão

      
Açafrão (Curcuma longa L.)

Também conhecida como, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, açafroa, açafroeira, açafroeiro-da-índia, batata-amarela, gengibre-amarelo, gengibre-dourada, mangarataia, turmeric(íngles) e outros.

Seu uso é milena na medicina tradicional da Índia e da China.

No Brasil estes rizomas vem sendo utilizado como tempero de alimentos.

Tanto na medicina popular como na fitoterapia científica, é usada por suas propriedades anti-hepatotóxica, anti-heperlipidêmica e anti-inflamatória, todas reconhecidas internacionalmente.

Os rizomas podem ser usado em estado fresco, na dose de 5 a 15 gramas por dia, como parte da salada de verduras, ou sopa de legumes.

Em sua composição quimica está registrada a presença de até 3,5% de óleo essencial rico em sesquiterpenos oxigenados e, entre seus componentes fixos, de uma substância corante avermelhada, a curcumina, que é seu principal consatituinte ativo.

Ensaios farmacológicos revelaram uma ação colerética, isto é, estimulante da secreção da bilis, o que justifica seu uso como medicamento para os casos de prisão de ventre habitual e para auxiliar a digestão e melhorar o apetite.

É usada também no tratamento de cálculo biliar, da icterícia e outras disfunções hepáticas.

Os extratos analisados apresentaram, ainda, atividade anti-PAF, ação hipoglicemiante e atividade antiinflamatória análoga a da fenil-butazona.

Os mesmos efeitos podem ser obtidos com o uso da tintura, preparada deixando-se os rizomas triturados em maceração no álcool diluído com três partes de água, durante três ou mais dias.

Depois de filtrado o líquido extrativo é reutilizado para novas extrações, até que se tenha alcançado a concentração de 1 para 1, isto é, quando 1 ml da tintura for equivalente a 1 grama do rizoma seco, que pode ser tomada na dose de 2-5 ml em um pouco de água adoçada, até três vezes ao dia, nos casos de colesterol e triglicerideos em teor elevado no sangue e de inflamações em geral.

Embora sem justificativa cientifica, é comum no Nordeste do Brasil, a prática caseira de usar pedaços de açafroa para pintar um círculo ao redor dos olhos, ou na garganta, na crença de prevenir a conjuntivite e dor de garganta que podem ocorrer nas crianças acometidas de sarampo.

Os resultados do estudo fitoquímico registram a presença do óleo essencial (1,3 a 5,5%) de cor amarelo-laranja, sabor picante e odor caracteristico, rico em cetonas sesquiterpênicas monociclícas (59%), entre as quais predominam as turmeronas e o zingibereno.

Entre seus constituintes fixos, os principais são os curcuminóides, dos quais a curcumina, de coloração amarela, é a principal.

Ocorre ainda peptídeo turmerina, forte agente antioxidante, além de polissacaídios de notável atividade imunoestimulante.

O óleo essencial apresentou também, atividade anti-histamínica e, antimicrobiana contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas e, alguns fungos patogênicos e germes envolvidos em colecistites.

O extrato aquoso inibiu a neurotoxina do veneno da Naja naja siamensis em ensaios com animais de laboratório diminuindi o efeito hemorrágico do veneno da jararaca (Bothorps jararaca), e o efeito letal do veneno de cascavel (Crotalus durissus terrificus).

Em outras experiencias põde ser demonstrada a atividade citotóxica para celulas de linfomas, reduzindo o crescimento de tumores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário