Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Tamarindo

  


Tamarindo (Tamarindus indica L.)

A polpa de seus frutos é usado como laxante e o chá de suas folhas como tratamento caseiro do sarampo, gripe, febre, dores, pedra nos rins e ictericia.

A analise fitoquímica da polpa do fruto registra um conteúdo de cerca de 10% de acido tartárico livre, 8% de tartarato ácido de potássio e 25 a 40% de frutose ou açúcar invertido, pectina e substancias aromáticas.

A polpa de tamarindo é empregada especialmente como laxante suave no tratamento da prisão de ventre habitual e tem a propriedade de evitar a formação de cristais de oxalato de cálcio na urina.

O uso do refresco é recomendado como bebida hidratante no tratamento caseiro auxiliar de doenças inflamatórias e estados febris, bem como na época de muito calor, agindo como um excelente refrigerante natural.

A polpa fresca na dose de até 30 gramas (duas a três colheres de sopa), diluída em um copo d´agua age como refrigerante e na dose de 90 a 120 gramas (seis a oito colheres de sopa) como laxativo.

A conserva, sendo mais concentrada, pode ser usada em doses menores, 15 a 20 gramas como refrigerante e de 45 a 60 gramas (3-4 colheres das de sopa) para obter o efeito laxativo.

Tomadas como refrigerante, na dose de um copo de uma só vez, todas as manhãs, quase sempre promovem a regularização do funcionamento dos intestinos com poucos dias de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário