Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Pata de Vaca

 

Nome Cientifico: (Bauhinia Forficata / B ungulata)

Nome Popular: Pata de Vaca, capa-bode, casco-de-vaca, mororó, mororó-de-espinho, pata-de-boi, pé-de-boi, unha-de-boi, unha-de-vaca

Existe varias especies que são denominado como "Pata de Vaca", mas apenas algumas foram estudadas, tais como a B. unguculata Baker B candicans Benth.

A planta Pata de Vaca que contém a substancia que faz a diferença para o diabetico é a que tem a ponta da folha fina en a sua base tem um espinhos, a outra que tem a ponta da folha arredondada, não tém a substancia eficiente para o controle da diabetes

Partes que pode ser usado:
Uso da folha, casca e flor.

A primeira descoberta na medicina popular, foi com paciente diabético, já que é hipoglicemiante.

As folhas são consideradas antidiabéticas, diuréticas e hipocolesterêmiantes, sendo utilizado também contra cestites, parasitoses intestinais, elefantíase e como auxiliar no tratamento da diabetes.

Forma de uso:
Para a diabetes, é recomendado a chá preparado fervendo-se por 3 minutos uma colher de sobremesa de folhas bem picadas, com água suficiente para tomar uma xícara das medias, em media de 3 x ao dia, sendo a 1ª em jejum e as outras duas, antes das refeições.

Como diurético, para eliminar cálculos renais, recomenda-se o mesmo tipo de chá, na dose de 3 x ao dia, sendo duas pela manhã e a outra a atarde antes das 17 horas.

Para diarreia, recomenda-se o chá feito com casca e ramos picados, sendo uma colher das de sobremesa deste material, fervido durante 5 minutos, com água suficiente para um copo, que depois de frio, deve ser bebido após a evacuação.

Fontes Pesquisadas:
http://www.youtube.com/watch?v=plpDPR-gvZ8&feature=player_detailpage#t=65s



2 comentários: