Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Mulungu

   
Mulungu (Erythrina mulungu)

Na medicina tradicional brasileira a casca do mulungu tem sido usada ha muito tempo pelas populações indigenas, como sedativo.

Na medicina herbária é considerada um excelente sedativo, para acalmar ansiedade, tosses nervosas e outros problemas do sistema nervoso, incluindo agitação psicomotora e insônia.

É também largamente empregada contra asma, bronquite, hepatite, gengivite, inflamações hepaticas e esplênicas, febres intermitentes e insônia.

No caso de ansiedade, tensão nervosa e insônia, é recomendado tomar uma xicara das medias, uma a duas vezes ao dia, ou uma xicara antes de deitar, do chá preparado adicionando-se água fervente em uma xicara das medias, contendo uma colher das de sobremesa do pó feito de sua casca e ramos bem secos.

Sua propriedade reguladora dos batimentos cardiacos foi atribuida a um grupo de alcaloides contido nos seus tecidos.
Em um estudo farmacologico,  abservou-se também na maioria das especie de Erythrina e, por representarem um grupo quimico de substancias muito ativas e com varias propriedades de importancia médica, tem sido muito estudado nesta ultima decada.

As sementes são tóxicas e por isto, varias especies de Erythrina são empregadas com fins medicinais, como inseticidas e como veneno para peixes.

Erythrina velutina, nos estudos fitoquimicos, foi encontrado diversos alcaloides do tipo comumente encontrado nas especies Erithrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário