Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Coité

 

Coité (Crescentia cujete L.) O xarope da polpa dos frutos verde é usado em pessoa com problema de anemia por deficiencia de ferro, enquanto fruto maduro se usado por via oral, é considerado abortivo, mas serve como medicação para estimular a expulsão da placenta após o parto.
O que não falta para esta árvore são nomes diferentes. É chamada de cuité, coité, cabaça, cuieira, árvore da cuia, cina, cuia e cujete.

É usada na medicina popular como antidiarréica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas. Terapeuticamente tem indicações como antibiótico, antihemorrágico, antiinflamatório, analgésico e antialérgico, entre outros usos.

Uma coisa é certa: a cabaça chama a atenção pelo exotismo de seus frutos gigantes grudados ao tronco (em tamanho e forma semelhante ao de uma melancia).

Depois de colhidos e secos, tornam-se desde recipientes domésticos (como vasilhas, pratos e colheres rústicos) até instrumentos musicais (chocalhos, berimbaus e corpo de violas).

Suas sementes podem ser consumidas cozidas ou torradas. E a polpa, em geral, é usada no preparo de xaropes.

79 comentários:

  1. Que maravilha eu sou do nordeste e nunca tinha visto coisa tão linda, muito grata pelas informaçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waldecy !

      Eu também amigo, sou Nordestino com muito orgulho e aqui apesar da seca, qualquer chuva, temos abeleza a nova volta.

      Arivalter

      Excluir
    2. eu fui passea na bahia e lar tem uma barrajem que chama barraje do coité porque tem muita desta planta e linda mesmo eu levei as cuia já pronta mais não sabia pra que servia lá em recife eu nunca vim mas aqui no interior de são paulo tem sim

      Excluir
    3. Bom dia Jbrodrigues!

      Esta planta é originária da América Central, foi introduzida na América do Sul.[carece de fontes] Seu nome científico é Crescentia cujete L. Pertence à família das Bignoniaceae. Possui ocorrência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

      Excluir
    4. Bom dia José Alexandre!

      Que bom que você conheceu e agora passa a identificar em outras regiões

      Excluir
    5. Olá aqui em minha cidade tem deste fruto posso colher verde como a foto para fazer uma cabaça (colher verde e deixar secar

      Excluir
  2. Gostaria de saber como fazer o chá, e de parte da planta podemos usar para tal fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cha pode ser feito das folhas quatro folhas grandes faz um litro mais ou menos e o intetessante e tomar dutante o dia serve para rins prostata calculo renais infecçao urinaria , e da fruta se faz um meu que cura ate cancer e so cortar e cavau o topo da fruta e cortar aparte de baixo e por açucar anoite com uma vasilia em baixo e ele derrete o açucar que passa no meio da fruta e sotomar uma colherada ao dia ou como quiser so toma cuidado que e forte . Ea carne da druta serve tambem para curar feridas espero ter ajudado

      Excluir
    2. O cha pode ser feito das folhas quatro folhas grandes faz um litro mais ou menos e o intetessante e tomar dutante o dia serve para rins prostata calculo renais infecçao urinaria , e da fruta se faz um meu que cura ate cancer e so cortar e cavau o topo da fruta e cortar aparte de baixo e por açucar anoite com uma vasilia em baixo e ele derrete o açucar que passa no meio da fruta e sotomar uma colherada ao dia ou como quiser so toma cuidado que e forte . Ea carne da druta serve tambem para curar feridas espero ter ajudado

      Excluir
    3. As folhas são secas ou verdes ?

      Excluir
    4. Meu pai sempre toma ,para baixar o diabetes, e funciona mesmo,ele faz o chá com as folhas,verdes ou secas

      Excluir
  3. Oi Marly !

    Demorou para lhe responder, é que tenho viajado muito e nem sempre tenho olhado as mensagens, peço desculpa pela demora.

    O chá vc faz do fruto, corta-se e coloca ao fogo, quando começar a ferver, vc desliga, tampa e deixa esfriar. E pode tomar
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  4. quero meus IMAIL com um unico nome mariama@globo.com e mesma senha

    ResponderExcluir
  5. É eu agora fique sabendo a respeito dessa planta coité

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Reynaldo!

      A natureza é rica. Fui criado tomando chá, mas hoje é raro os momentos, pois a indústria dos laboratórios coma ganancia de ganhar dinheiro assusta a todos com historias mirabolantes

      Excluir
  6. Há tempos eu conheço esta plantabe suas propriedades medicinais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Arsacd !

      Então nos conte as suas experiências. Serão bem vindas para todos.

      Excluir
  7. Bom dia,pessoal ! Esta planta fez parte de minha infância na cidade de Barras do Marataoam,no Piauí.Para mim é inesquecível !!!! Amo a natureza. Gostaria de saber como posso adquirir uma mudinha de cujuba.Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !

      Você já adquiriu a muda?

      Você mora em que local hoje?

      Excluir
    2. No quintal de casa tenho uma arvore dessa, algumas pessoas vem atrás de folhas e frutos para fins terapêuticos, dizem ser muito útil para muitas doenças. Vou tomar o chá para prevenção de doenças na próstata.

      Excluir
  8. Bom dia,pessoal ! Esta planta fez parte de minha infância na cidade de Barras do Marataoam,no Piauí.Para mim é inesquecível !!!! Amo a natureza. Gostaria de saber como posso adquirir uma mudinha de cujuba.Grata.

    ResponderExcluir
  9. Zilda Macedo. Aqui perto da minha casa tem um pé carregadinho de fruta eu não sabia que ele e medicinal, o meu pai fazia cuia para se tomar leite água.

    ResponderExcluir
  10. Zilda Macedo. Aqui perto da minha casa tem um pé carregadinho de fruta eu não sabia que ele e medicinal, o meu pai fazia cuia para se tomar leite água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Zilda !

      Veja quanta a natureza a sabia e nos estamos esquecendo disto, comprando apenas remédio de laboratório que tem efeitos colaterais em função dos produtos químicos utilizados.

      Excluir
  11. oi jose Arivalter,

    me chamo vanessa moro em BH/MG estou apaixonada por esta planta, por favor como faço para adquirir um fruto.Comprei algumas sementes plantei e nao tive muita sorte. vanessaleoju@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vanessa!

      Atualmente moro próximo a você, extremo sul baiano.
      Aqui na feira livre existe pessoas que vendem o fruto verde, mas você deve procurar casas que vendem mudas de plantas. Precisa só saber como é conhecida na região.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  12. Não é preciso semente -- pega um galhinho e enterra.

    ResponderExcluir
  13. Não é preciso semente -- pega um galhinho e enterra.

    ResponderExcluir
  14. Me ensinaram o chá da folha e pobre velho retira pedras do rins.Eu faz e realmente tirou uma pedrinha de três mm.

    ResponderExcluir
  15. eu conheço si e lido o fruto dele depois de seco vc serram e faz cuia e uma vazilha que vc pode utiliza no dia adia como uma medida como de feijão ou arroz a raspa da casca verde e bom para o sangue e deabete ´colesterol etc.

    ResponderExcluir
  16. Já estou tomando, se funciona volto com resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sonia !

      Vamos aguardar as suas respostas com muita satisfação

      Excluir
    2. Como preparar o fruto no alcool? Por favor mim redponda

      Excluir
  17. O fruto colocado no álcool está curando dores fortes nas articulações. Muitas pessoas estão usando como cura de dores no joelho; voltando a andar normalmente. eu estou usando para dores na coluna, tendinite por digitar demais em aparelhos eletroeletrônicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gaer Rocha!

      Que bom !

      E mais uma dica importante para todos os pesquisadores de tratamento natural.

      Depois nos passe os resultados e outros exemplos.

      Grato

      Excluir
  18. Boa noite, eu sou Antonio moro em coqueiro seco AL, qui alvore abençoado,setinha fortes dores na coluna comecei tomar o chá e as dores estão passando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antonio !

      Que bom que você acreditou a passou a usar as plantas e já está tendo resultados.
      Depois nos conte outros resultados para ajudar mais pessoas

      Excluir
    2. Como preparar para tomar o suco desse fruto?

      Excluir
  19. Quando eu morava no sítio ouvia alguns comentários se a galinha comer-se a polpas da coité ele morria e nunca vi nenhum morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk

      E igual a lenda de tomar leite com manga.
      Uma vez em um shopping solicitei um suco de manga com leite e o rapaz não quis me atender dizendo que era veneno, falei que era acostumado a tomar e mesmo assim ele resistiu. O proprietário veio conversar comigo para saber se eu estava bem ...e depois que fizeram e fui tomar, ficaram todos me observando

      Excluir
  20. Minha cidade,Conceição do Coité,tem esse nome por causa dessa árvore,muito comum por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Conheço a sua Cidade e passando por ai a uns dias atrás encontrei em frete a AABB alguns pés de Moringa Oleifera, onde fiz coleta de sementes e estou produzindo mudas e distribuídos com as pessoas. O melhor tratamento que conheço contra o câncer de próstata.

      Excluir
  21. aqui em biritiba mirim sp eu tenho um é muito bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Soellington !! Consigo folhas para fazer chá ? Sou de Mogi das Cruzes !!

      Excluir
    2. Que local de Biritiba você é ? Localização, como te encontrar ?

      Excluir
  22. Queria saber se dá pra comer... pq quando ta maduro fica muuuuito cheiroso. Cheiro de cupuaçu. Mas ouvi dizer q é venenoso

    ResponderExcluir
  23. pega um galho em forma de Y enterra um lado do Y e deixa uma ponta pra cima, fora da terra uns 20cm que brota rapidinho

    ResponderExcluir
  24. Me chamo Hélida Gasiglia. Preciso saber se o miolo do coité é bom para irisipela bolhosa? Meu marido está sem andar, com dores fortíssimas. Foi indicado este fruto. Como posso achá-lo e como preparar para este fim? Será como um emplasto? Meu email é helidagasiglia@gmail.com Me responda por favor. Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Tenho um pé aqui em casa e esta catregado. Pinto as bolas ja secas e uso como drcoracao de natal. So nao sei como tratá-las para durar mais. Se alguem souber e pudet nos dizer, agradeço muito. Aline

    ResponderExcluir
  26. Boa noite! Tenho um pé aqui em casa e esta catregado. Pinto as bolas ja secas e uso como drcoracao de natal. So nao sei como tratá-las para durar mais. Se alguem souber e pudet nos dizer, agradeço muito. Aline

    ResponderExcluir
  27. Olá bom dia, gostaria de saber como utilizar as folhas de cóité para diabetes. Secamos elas e quanto duram?
    Grata e aguardo retorno,

    ResponderExcluir
  28. Olá bom dia, gostaria de saber como utilizar as folhas de cóité para diabetes. Secamos elas e quanto duram?
    Grata e aguardo retorno,

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber se posso tomar o chá, fiz um procedimento, implantação de um cateter duplo j, para expelir as pedras

    ResponderExcluir
  30. Moro no interior, cidade de Montes Claros, norte de Minas gerais, aqui no meu sitio tem um pé de Coité,há muito anos usamos as folhas pra fazer chá, e muito bom para infeção de rins e urinária.

    ResponderExcluir
  31. Moro no interior de sp, tenho um pé lindíssimo, pena que não é muito conhecido por aqui,uso para plantar orquídeas, tb já fiz diversas mudas com as sementes.

    ResponderExcluir
  32. Olá Dalva pode me ajudar encontrei um pé destra árvore na rua em frente uma casa posso colher o fruto verde e deixar secar para fazer um tipo de cabaça o fruto seca naturalmente ou apodrece ?

    ResponderExcluir
  33. Tenho 3 árvores dessa fruta em meu quintal... Vim aqui para aprender mais sobre ela. Amei a página.

    ResponderExcluir
  34. qual o modo certo de preparar o chá da cueira e qual a quantidade??

    ResponderExcluir
  35. Oi meu nome é Cristina Zamboni meu esposo Fábio estava com crise de rins aí um senhor morador do condomínio arrumou um pouco de folhas de coite tá sendo muito bom.

    ResponderExcluir
  36. Como faz o xarope da poupa do coité para curar bronquite ?

    ResponderExcluir
  37. As folhas do coité, serve para a cura da diabetes, fazer o cha e tomar 3 vezes ao dia, se possível faça exame de sangue antes de começar a tomar o chá, guarde para comparação de novos exames a cada 30 dias. Obs. Não pode tomar esse chá com muita frequência para não baixar de mais a sua glicose.

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma muda pequena precisa podar

    ResponderExcluir
  39. Essa planta é realmente boa pra quem tem pedra nos rins?estou amamentando será q se passar pro bebê faz mal?

    ResponderExcluir
  40. Sofro constantemente com fortes dores por causa das pedras.

    ResponderExcluir
  41. Gente conheci um venezuelano que faz creme para cabelos.ele afirma que serve para queda de cabelo e para esclarecer o mesmo.
    Alguém pode confirmar isso?

    ResponderExcluir
  42. Gente como que faz o xarope da polpa?

    ResponderExcluir
  43. Serve para retirar pedras nos rins,o chá da folha??

    ResponderExcluir
  44. quero ver resultado comecei toma agora essa semana que ser mais uma que receba a cura

    ResponderExcluir
  45. Queria saber se coité serve pra hipertenssão,derrame ,avc etc...

    ResponderExcluir
  46. Os relatos são interessantíssimos.Me indicaram para tratamento de pedras nós rins e dores.

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber se quem é hipertenso pode fazer uso do coité

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber se e pra vesícula o cha de folhas de coite

    ResponderExcluir