Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plantas Medicinais - Alho



Alho (Allium sativum L.)

O uso do alho na medicina tradicional é muito antigo para os mais variados males e desde perturbações do aparelho digestivo, verminoses e parasitoses intestinais, edema, gripe, trombose, arteriosclerose, até infecções da pele e das mucosas, na forma de macerado, chá, xarope e tintura ou mesmo por ingestão dos dentes recentemente cortados.


O óleo essencial obtido do bulbo (0,1 a 0,2%), contém cerca de 53 constituintes voláteis instáveis, quase todos derivados orgânico de enxofre principalmente, ajoeno, alicina e aliina que se degradam mais lentamente em meio ácido, o que explica o melhor efeito do alho quando associado a sucosa de frutas ácidas, como limão e outras.


As pesquisas tem mostrado a existência no alho de propriedades antitrombótica, antifúngica, antibacteriana, antioxidante, hipotensora, hepatoprotetora, cardioprotetora, hipoglicemiante, antitumoral particularmente em casos de câncer de colon, também tem registro de casos analgésicos, neuralgias e antiviral, contra herpes simples tipo 1 e 2.


Alguns estudos tem mostrado também propriedades hipolipemiante no controle dos níveis de colesterol e triglicérides, assim como na inibição da agregação plaquetária, mostrando uma provável proteção contra trombose coronariana ou devida a arteriosclerose.


A administração diária de doses entre 600 e 900 mg de pó de alho, ou 4 a 6 g de alho fresco, durante cerca de 61 dias, reduz em 15% o nível de triglicérides no sangue e em 12 dias o de colesterol de pessoas com níveis altos.

Um comentário: